Timor-Leste


Designação Oficial: República Democrática de Timor-Leste

Capital: Díli

Outras cidades importantes: Baucau, Manatuto, Aileu e Liquiçá

Chefe de Estado: José Ramos Horta (desde Maio de 2007)

Presidente do Parlamento Nacional: Fernando LaSama de Araújo

Primeiro-ministro: Alexandre “Xanana” Gusmão (desde 2007)

Ministro dos Negócios Estrangeiros: Zacarias Albano da Costa

Data da actual Constituição: Maio de 2002

Língua: as línguas oficiais são o Português e o Tétum

Unidade monetária: Dólar norte-americano (USD). Para facilitar as trocas comerciais, o Estado cunha moedas de denominação “centavo”.
---
Missão Permanente de Timor-Leste junto à CPLP: Embaixador José Barreto Martins
---

Recursos económicos:


A economia de Timor-Leste assenta na produção de cacau, café, cravo e coco. Nos últimos anos foram encontrados importantes reservas de petróleo e gás natural.
---

Portal do Governo:

http://www.timor-leste.gov.tl/























Revista "TIMOR-LESTE EMBAIXADA": "À guisa de apresentação, neste número inaugural, tentamos desenvolver a temática da CPLP e Timor-Leste, na sequência da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo realizada nos dias 24 e 25 de Julho de 2008 em Lisboa. A resenha histórica sobre o enquadramento de Timor-Leste e a CPLP; Importância Geopolítica da Língua Portuguesa para Timor-Leste ; Prospectiva do Acordo Ortográfico são as suas principais rúbricas. A VII Conferência da CPLP será passada em revista, bem como outras manchetes associadas a esta temática.

Subsequentemente no final do ano de 2008 abordaremos os assuntos de cultura e identidade leste-timorense revisitando o acervo bibliográfico que Portugal dispõe nos seus Arquivos e Bibliotecas.

Inaugurando o Ano de 2009 contamos abordar a temática sobre a economia do País, o estado do seu desenvolvimento nos últimos sete anos de independência.

Numa tentativa de análise ousaremos caracterizar os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio – ODM, o posicionamento de Timor-Leste neste propósito. Seguiremos depois para uma abordagem geral sobre o capítulo de Educação e os Programas de Cooperação Bilateral com Portugal.

No último trimestre do Ano de 2009 passaremos em retrospectiva as actividades realizadas nesta Missão Diplomática.

A revista “Timor-Leste EMBAIXADA” quer ser uma publicação de índole identitária e de afirmação da sua soberania.

É a publicação com distribuição nos meios institucionais, diplomáticos, sector público e privado em Portugal e Timor-Leste. A sua publicação concretiza um passo importante na aposta da Embaixada em proporcionar uma maior divulgação da sua Missão e das actividades que se realizam sob os seus auspícios na Língua que identifica o País."

Nenhum comentário:

Postar um comentário